29 dezembro, 2007

Vida nova para o blog


Parece coisa pensada, mas não foi... Finalmente ganhei uma máquina digital! E não é que quando acessei o blogger para postar esta notinha vi que este é o post de número 200? Parábens Ratatouille, espero que faça bom proveito do presente...

P.S. - Esta foto foi a primeira que tirei, são da família biscoitinhos de gengibre que fiz para o Natal. Receita do Panelinha.
P.S.2 - Sinto que vou precisar de um tempinho para me entender com o mimo.

20 dezembro, 2007

Da série eu quero!!!!




Do designer Sebastian Bergne.

16 dezembro, 2007

Natal antecipado?


Aqui em casa é assim: todo dia 15 de dezembro (aniversário do marido) rola um jantar pré-natalino. Explico: é a hora de testar, efetivamente, as receitas pensadas para a ceia. O menu de ontem foi o seguinte: peito de peru assado com relish de uvas vermelhas, couscous com frutas secas, arroz branco e frigideira de bacalhau. Para finalizar um simples bolo de aniversário 9 simples mas delicioso). Vamos aos resultados. O Peru assado estava ótimo, super bem temperado, com uma textura excelente - receita de Carla Pernambuco. O relish estava divino - já postei a receita. O couscous, excelente (também já postei a receita). Quanto à frigideira de bacalhau, a receita é ótima, super saborosa, mas precisando de algumas alterações. A receita original pedia 2 colheres de sopa de farinha de mandioca e eu poria 3 ou 4, pois acho que ficou um pouco mais líquido do que gostaria. De qualquer forma, vale a pena a pedida. Quanto ao bolo de festa do Jamie Oliver, cometi uma imprudência que alterou radicalmente a textura do bolo - derreti a manteiga no microondas ao invés de utilizá-la em temperatura ambiente. De qualquer forma, tudo estava ótimo e foi devidamente devorado.





Peito de Peru Assado



1 peito de peru

1 xícara de vinho branco

1 xícara de shoyu

1 xícara de suco de laranja

1 cebola

1/3 xícara de sálvia

sal

pimenta do reino

200 g de manteiga derretida




Faça uma marinada batendo no liquidificador o vinho, a shoyu, o suco de laranja, a cebola, a sálvia, o sal e a pimenta. Deixe o peru de molho por algumas horas. Retire o peru da marinada, derreta a manteiga e, com o auxílio de uma seringa, injete metade da manteiga por todo o peru. A outra metade será despejada por cima do peru, junto com a marinada. Leve para assar numa forma funda, coberta com papel alumínio, por aproximadamente 2 horas. Após retirar o alumínio, deixe o peru ganhar um pouquinho mais de cor. fatie e sirva com o molho apurado da assadeira.



Frigideira de Bacalhau


4 colheres de sopa de azeite

100 g de cebola picadinha

8 tomates sem pele e sem semente cortado em cubinhos

4 colheres de sopa de coentro bem picadinho

2 pimentas dedo-de-moça, sem sementes e bem picadinhas

600 g de bacalhau dessalgado e desfiado

7 colheres de sopa de azeite de dendê

600 ml de leite

300 ml de leite de coco

2 colheres de farinha de mandioca crua (eu acho que devem ser 4)

5 ovos

1 colher de café de noz moscada

sal e pimenta

2 colheres de sopa de farinha de rosca


Refogue a cebola, os tomates, o coentro e a pimenta no azeite. Acrescente o bacalhau e, em seguida, o azeite de dendê. Refogue mais um pouco e desligue o fogo. Em outra panela aqueça o leite e o leite de coco e, aos poucos, acrescente a farinha de mandioca diluída em um pouco de leite. Vá mexendo até atingir a consist~encia de mingau. Junte à mistura de bacalhau. Bata as claras em neve e, acrescente as gemas. Tempere com noz moscada. Junte ao bacalhau. Acerte o sal e a pimenta. Unte uma forma bem grande com azeite e polvilhe com a farinha de rosca. leve para assar por 30 minutos ou até que saia um palito limpinho.



Bolo de Festa

3 colheres de sopa de cacau em pó

200 g de açúcar branco

200 g de manteiga

3 ovos grandes

200 g de farinha de trigo com fermento

1 colher de chá de fermento em pó

1 punhado de lascas de amêndoas


cobertura


100 g de manteiga

100 g de chocolate para cozinhar

100 g de açúcar de confeiteiro

3 colheres de sopa de leite


Mexa o cacau em pó com 4 colheres de sopa de água fervente. Bata o açúcar e a manteiga até ficar fofo, adicione a mistura de cacau, os ovos, a farinha. Mexa bem, acrescente as amêndoas e leve para assar numa forma untada e preparada com papel manteiga. Asse por 20 minutos. Para a cobertura, derreta todos os ingredientes em banho-maria e empregue.

13 dezembro, 2007

Relish




"palavra inglesa que identifica qualquer preparado condimentado, picante, que serve de guarnição a um alimento simples, para enriquecer seu sabor. Nos Estados Unidos, refere-se a um molho agridoce utilizado para acompanhar carnes e aves. Na Inglaterra, nomeia um molho à base de vinagre e também um tipo de picles de sabor mais delicado."


do Pequeno Dicionário de Gastronomia


Os relishs são um acompanhamento perfeito para os assados de Natal. E, além do mais, se prestam perfeitamente para um belo presente. Basta caprichar na escolha na receita, encontrar um belo vidro e adornar com uma fita bem natalina.



Relish de Uvas e vinho do porto



1 kg de uvas vermelhas

1 xícara de açúcar

1 xícara de vinho do porto

1 1/2 xícara de vinagre de vinho tinto

1/2 xícara de água

1 colher de chá de grãos de pimenta preta levemente esmagadas

1 colher de chá de sal




Coloque todos os ingredientes exceto o sal numa panela grande e funda. Aqueça em fogo médio, até o açúcar dissolver. Deixe ferver por mais ou menos 50 minutos, até reduzir e se tornar um xarope. Misture o sal. Guarde o relish em vidros quentes e esterelizados. Tampe, deixe esfriar e guarde na geladeira por até 3 meses.




Relish de beterrabas e vinagre balsâmico



750 g de beterrabas descascadas e picadas

1 cebola bem picada

2 xícaras de vinagre balsâmico

1 xícara de água

2 cravos

2 1/2 xícara de açúcar

3 colheres de sopa de sementes de mostarda

1 pedaço de 5 cm de raspa de laranja

sal e pimenta do reino




Coloque todos os ingredientes numa panela funda. Aqueça em fogo médio, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos ou até a beterraba estar mole e o líquido tenha reduzido e engrossado ligeiramente. Guarde em vidros quentes e esterelizados por até dois meses.



A imagem acima foi retirada do lindo blog Print & Pattern, repleto de idéias para enfeitar seu Natal!

07 dezembro, 2007

Pensando na Ceia I

Uma das partes divertidas do Natal é escolher o menu da ceia. Eu gosto de ir testando algumas receitas antes de decidir ... Uma das opções (que sempre funciona) é esta receita de couscous natalino da Flávia Quaresma.


250 g de couscous
300 ml de caldo de legumes
1 colher de café de cominho em pó
1 dente de alho
1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente
50 g de avelã tostada e picada
30 g de passas brancas
30 g de passas pretas
50 g de damascos secos
50 g de tâmaras secas
50 g de figo seco
80 ml de vinho do Porto
2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de hortelã picada em juliana
sa e pimenta

Cubra as frutas secas com o vinho do porto. Deixe marinando durante meia hora e depois escorra. Ferva o caldo de legumes, adicione alho, pimenta-de-moça e cominho, espere que ferva bem, em seguida, desligue o fogo e tampe a panela para fazer uma infusão. Coe o caldo da infusão e tempere com sal e pimenta. Coloque o couscous em um bowl e cubra-o com o caldo, tampe com um filme e deixe o couscous inchar. Pique as frutas secas, a avelã e reserve. Esquente uma panela com o azeite de oliva, acrescente as frutas secas picadas e, depois, o couscous. Se necessário, corrija o tempero e, no último momento, adicione a hortelã em juliana.
Sirva acompanhado com figos grelhados com mel, avelãs e agrião.

06 dezembro, 2007

Presentes antecipados e presentes desejados


É batata! Todo ano, quando começo minha busca por presentes de Natal, acabo chegando em casa com novidades ... Esta semana encontrei lindas forminhas de silicone para muffins (todas coloridinhas) e um livro bárbaro, Provence Cookery School - Shop, cook and eat like a local, de Gui Gedda and Marie-Pierre Moine. Claro que não resisti e trouxe um para casa.


Ontem, durante o lançamento do livro da Vera Saboya, Ateliê Culinário para Viagem - crônicas, receitas e um pequeno guia gastronômico,

paquerei dois lançamentos - o livro de receitas da Sorveteria Itália (este eu quero)

e o livro de receitas de Gordon Ramsey (Será que vale a pena?).

02 dezembro, 2007

Almoço de domingo


O ritual é sempre o mesmo ... Acordar, tomar o café, ler o jornal e ... caçar alguma receita para o almoço. Desde que me mudei, ganhei de presente um supermercado praticamente em frente ao apartamento ... o que viabiliza esta brincadeira. Dito e feito. Após selcionar algumas receitas com carne de porco, acabei optando por esta que, para minha surpresa e alegria, rendeu um delicioso e surpreendente almoço.


Porco à Normandia


800 gr de filé mignon de porco cortado em tirinhas

2 alhos amassados com 2 colheres de chá de sal e suco de 1 limão

2 colheres de sopa de óleo vegetal

2 colheres de sopa de manteiga

2 maças cortadas em fatias finas

tomilho fresco

3 colheres de sopa de conhaque

1 xícara de creme de leite fresco

sal e pimenta


Fazer uma pasta com os alhos amassados, o sal e o suco de limão. Misturar com as fatias de carne e deixar tomar gosto por aproximadamente 1 hora. Aquecer uma wok e fritar a carne de porco em duas etapas, utilizando para cada uma 1 colher de sopa do óleo. Reservar a carne. Na mesma panela, derreter a manteiga e juntar as maças e o tomilho. Após alguns minutos, acrescentar o conhaque. Deixe evaporar e junte o creme de leite. Deixe apurar até as maças ficarem macias. Verifique o tempero e retorne o porco á panela por alguns instantes. Está pronto! Servir com arroz branco.